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Conselhos Superiores

O Conselho Universitário – CONSUNI é o órgão superior de deliberação coletiva da Universidade em matéria de administração e política universitária.

O CONSUNI é composto:

I – Pelo Reitor, que o presidirá;

II – Por representação de dois docentes de cada centro, eleitos, dentre os professores do quadro efetivo do seu respectivo centro;

III – Por representação discente, eleita por eles e dentre eles;

IV – Por representação técnico-administrativa, eleita por eles e dentre eles;

V – Por representação da comunidade externa eleita pelo próprio Conselho, dentre nomes indicados por associações ou entidades de classe que atuem em áreas culturais, científicas, empresariais ou filantrópicas, não podendo a escolha recair em servidores ativos ou estudantes regularmente matriculados da instituição.

 

QUADRO DE MEMBROS:

 

PRESIDENTE
José de Arimatéia de Matos reitor@ufersa.edu.br
CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ANGICOS
Titulares
Jacimara Villar Forbeloni jacimara@ufersa.edu.br
Araken de Medeiros Santos araken@ufersa.edu.br
Suplentes
Sueldes de Araújo sueldes.araujo@ufersa.edu.br
Alex Sandro Coitinho Sant’ana alex.santana@ufersa.edu.br
CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE CARAÚBAS
Titulares
Hudson Pacheco Pinheiro hudsonpinheiro@ufersa.edu.br
Luciana Dantas Mafra luciana.mafra@ufersa.edu.br
Suplentes
Jackson de Brito Simões jackson.simoes@ufersa.edu.br
Daniel Freitas Freire dffm@ufersa.edu.br
CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE PAU DOS FERROS
Titulares
Janaina Cortêz de Oliveira janaina.cortez@ufersa.edu.br
Antonio Diego Silva Farias antonio.diego@ufersa.edu.br
Suplentes
Shirlene Kelly Santos Carmo shirlene@ufersa.edu.br
Wildoberto Batista Gurgel wildoberto.gurgel@ufersa.edu.br
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CCEN
Titulares
Matheus da Silva Menezes matheus@ufersa.edu.br
Paulo Gabriel Gadelha Queiroz pgabriel@ufersa.edu.br
Suplente
Valdenize Lopes do Nascimento denizeln@ufersa.edu.br
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA
Titulares
Adrian José Molina-Rugama amolina@ufersa.edu.br
João Liberalino Filho liberalino@ufersa.edu.br
Suplentes
Ivanilson de Souza Maia ivanilson.maia@ufersa.edu.br
Nilza Dutra Alves nilza@ufersa.edu.br
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS
Titulares
Leonardo Fernandes França franca_lf@ufersa.edu.br
Paulo Alfredo Simonetti Gomes paulo.simonetti@ufersa.edu.br
Suplentes
Taffarel Melo Torres taffarel.torres@ufersa.edu.br
Diogo Manuel Lopes de Paiva Cavalcanti diogo.cavalcanti@ufersa.edu.br
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS – CCSAH
Titulares
José Albenes Bezerra Júnior albenes.junior@ufersa.edu.br
Moises Ozorio de Souza Neto moises.ozorio@ufersa.edu.br
Suplentes
Antônio Jorge Soares ajsoares@ufersa.edu.br
José Anízio Rocha de Araújo anizioaraujo@gmail.com
CENTRO DE ENGENHARIAS – CE
Titulares
Manoel Quirino da Silva Júnior manoel.quirino@ufersa.edu.br
Manoel Januário da Silva Júnior mjanuario@ufersa.edu.br
Suplentes
Idalmir de Souza Queiroz Junior idalmir@ufersa.edu.br
Jardel Dantas da Cunha jardel.dantas@ufersa.edu.br
TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS – TAE
Titulares
Allyson Leandro Bezerra Silva allysonbezerra@ufersa.edu.br
Jalmir Dantas de Araújo jalmir.dantas@ufersa.edu.br
Gilcilene Lélia Souza do Nascimento lelianascimento@ufersa.edu.br
Suplente
Giorgio Mendes Ribeiro giorgio@ufersa.edu.br
REPRESENTANTES DISCENTES
Titulares
Anna Isabele dos Santos isa.6899@gmail.com
Lívia Laiane Barbosa Alves iviabarbosa17@yahoo.com.br
Fernanda Jéssika Carvalho Dantas fernandadantts@outlook.com
Suplentes
Maria José Ferreira Lopes lopes.maria@live.com
Jéssica Alves da Silva jessica.jk93@gmail.com
REPRESENTANTE DA COMUNIDADE
Danielle Carvalho Felipe – suplente danielle.felipe@crea-rn.org.br

COMPETÊNCIAS DO CONSUNI

I – exercer a jurisdição superior, planejar e estabelecer a política geral da Universidade;
II – aprovar o Estatuto, suas alterações e emendas, submetendo-os ao Conselho Nacional de Educação, para aprovação e homologação pelo Ministério da Educação;
III – aprovar, por pelo menos 2/3(dois terços) dos seus membros o Regimento Geral, suas alterações e emendas e publicá-las no Diário Oficial da União;
IV – aprovar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os respectivos Planos Anuais de Ação da Instituição, encaminhados pelo Reitor;
V – aprovar o seu Regimento Interno, bem como os Regimentos internos dos demais órgãos que compõe a administração universitária;
VI – aprovar a criação, agregação, desmembramentos, incorporação ou fusão e extinção de órgãos ou unidades;
VII – aprovar normas para avaliação do desempenho institucional;
VIII – deliberar, em grau de recurso sobre questões relativas ao provimento de cargos do magistério, incluindo a distribuição de vagas, na forma do Estatuto e de acordo com disposições legais, e deliberar sobre questões relativas ao provimento de cargos, remoção e redistribuição de servidores técnico-administrativos;
IX – apreciar os pareceres do Conselho de Curadores e demais órgãos de controle e planejamento de acordo com a legislação em vigor sobre o processo de prestação de contas da instituição;
X – deliberar sobre propostas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão quanto a alteração ou criação de departamentos ou coordenação de cursos, criação de cursos ou organismos para ensino, pesquisa e extensão;
XI – deliberar sobre as alterações do patrimônio da Universidade inclusive sobre alienação de bens;
XII – apreciar recursos contra atos do Reitor e das decisões dos Colegiados Acadêmicos;
XIII – criar comissões permanentes ou temporárias para estudo de assuntos específicos;
XIV – aprovar os símbolos da Universidade;
XV – deliberar sobre representação de natureza didática e das conclusões de inquéritos administrativos em casos de sua competência final;
XVI – julgar em grau de recurso todos os casos que lhe sejam afetos;
XVII – outorgar os títulos de Mérito Universitário: Doutor Honoris Causa e de Professor Emérito;
XVIII – criar e conceder prêmios e distinções como recompensa às atividades acadêmica e administrativa;
XIX – aprovar a celebração de acordos e convênios, aceitação de subvenções, legados e donativos, criar fundos especiais e fixar taxas;
XX – elaborar, de acordo com a consulta prévia, da qual participem docentes, técnico-administrativos e discentes, as listas de nomes para escolha e nomeação do Reitor e do Vice-Reitor da Universidade de acordo com a legislação vigente;
XXI – propor à autoridade competente a destituição do Reitor ou do Vice-Reitor ou de ambos, simultaneamente, desde que aprovado por 2/3(dois terços) de seus membros mediante parecer fundamentado de acordo com que dispõe o Regimento Geral;
XXII – deliberar sobre ato do Reitor praticado ad-referendum do Conselho;
XXIII – deliberar, com base no parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, sobre o número de vagas para ingresso nos cursos da Universidade, observadas a capacidade institucional e as exigências da comunidade;
XXIV – deliberar sobre outras matérias atribuídas a sua competência no Estatuto, neste Regimento Geral, nos Regimentos Internos, bem como sobre as questões omissas.
Fonte: Artigo 44 do Regimento Geral da UFERSA.

 


 

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26 de setembro de 2014. Visualizações: 7218. Última modificação: 06/02/2018 09:34:52